
Sincronário das
13 Luas de 28 Dias
O Sincronário das 13 Luas é um sistema harmônico que organiza o ano em 13 luas de 28 dias, somando 364 dias, com um "Dia Fora do Tempo" adicional para completar o ciclo solar de 365 dias.
Criado como uma alternativa ao Calendário Gregoriano, este sincronário alinha a contagem do tempo com os ciclos naturais da Terra, Sol e Lua, promovendo uma harmonia entre o ser humano e o cosmos.
A Origem do Sincronário de 13 Luas de 28 Dias
O Sincronário de 13 Luas de 28 Dias foi desenvolvido pelo Dr. José Argüelles, baseado nos estudos de civilizações antigas, especialmente na Cosmologia Maia.
Os Maias utilizavam cerca de 17 calendários diferentes para rastrear e sincronizar ciclos solares, lunares, eclipses, e estações do ano.
Entre os mais conhecidos estão o Tzolkin - a contagem sagrada de 260 dias - e o Haab, um calendário solar de 365 dias composto por 18 meses de 20 dias, mais um período adicional de 5 dias chamado Wayeb.
O Wayeb era considerado um período de transição e incerteza, onde o véu entre os mundos espiritual e físico era mais fino.
Além disso, os Maias tinham a Conta Longa que mapeava eventos históricos e mitológicos que cobriam vastos períodos de tempo, abrangendo centenas, milhares, ou até milhões de anos.
A origem do Sincronário de 13 Luas de 28 Dias está profundamente enraizada na Lei do Tempo, que Dr. Argüelles introduziu como parte de seu trabalho para promover uma nova compreensão do tempo e como uma forma de reconectar e organizar a vida humana em harmonia com os ciclos naturais e galácticos.

Tzolkin e Haab
"Golfinhos e Baleias são os anunciantes do novo raio que traz consigo as qualidades da paz, amor, sincronicidade e consciência única. A ciência descobriu que os golfinhos medem o “tempo” com 13 conjuntos de 28 tubos junto aos dentes, que posteriormente são organizados em uma configuração que funciona como uma antena para som e comunicação."
Stephanie South/Rainha Vermelha, 13:20: Mudança de Frequência
Estrutura do Sincronário de 13 Luas de 28 Dias
A Lua leva cerca de 28 dias para dar uma volta ao redor da Terra. São 13 voltas em um ano, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Por isso são 13 luas x 28 dias.
A contagem no sincronário das 13 Luas inicia sempre no dia 26 de Julho no calendário gregoriano. Esse é considerado o primeiro dia do anel solar onde sincronizam-se os ciclos solar, lunar e galáctico, conectando com o nascimento da estrela Sírius em conjunção com o nascer do nosso sol.
Cada uma das 13 Luas tem um nome relacionado aos 13 tons da criação com uma qualidade diferente, e um animal tótem que corresponde à sequência das 13 maiores constelações redescobertas e apresentadas por Hugh Harlston em El Zodiaco Maya.
As 13 Luas são:
-
Lua Magnética do Morcego - Lua do Propósito
-
Lua Lunar do Escorpião - Lua do Desafio
-
Lua Elétrica do Veado - Lua do Serviço
-
Lua Autoexistente da Coruja - Lua da Forma
-
Lua Harmônica do Pavão - Lua da Radiação
-
Lua Rítmica do Lagarto - Lua da Igualdade
-
Lua Ressoante do Macaco - Lua da Sintonização
-
Lua Galáctica do Falcão - Lua da Integridade
-
Lua Solar do Jaguar - Lua da Intenção
-
Lua Planetária do Cachorro - Lua da Manifestação
-
Lua Espectral da Serpente - Lua da Liberação
-
Lua Cristal do Coelho - Lua da Cooperação
-
Lua Cósmica da Tartaruga - Lua da Presença

Cada Lua possui 4 semanas, chamadas de heptais ou heptadas. Cada heptal tem uma cor, uma intenção e uma reflexão.
-
Heptal Vermelho - Iniciação e Nascimento - 1ª semana - A concepção das idéias, a definição de metas e objetivos. Reflexáo: "O conhecimento incia a visáo."
-
Heptal Branco - Refinamento e Organização - 2ª Semana - Análise, refinamento, organização e ajustes. Reflexáo: "A humildade refina a meditação."
-
Heptal Azul - Realização e Transformação - 3ª Semana - Agir, realizar, experimentar e transformar. Reflexáo: "A paciêcia transforma a conduta."
-
Heptal Amarelo - Liberação e Amadurecimento - 4ª Semana - Amadurecer, liberar e colher os frutos. Reflexáo: "O poder amadurece o fruto."

Cada heptal tem 7 dias, que são chamados de Plasmas Radiais - cargas elétricas que ativam a cada dia 1 dos nossos 7 Chakras, os principais centros energéticos do corpo.

-
13 luas x 28 dias = 364 dias + 1 dia fora do tempo = 1 Anel Solar
-
7 dias x 4 semanas = 28 dias = 1 Lua
-
13 luas x 4 semanas = 52 semanas = 1 Anel Solar
Os 7 Plasmas Radiais são:
-
Dali - Ativa o chakra Coronário (Coroa)
-
Seli - Ativa o chakra Raiz (Básico)
-
Gama - Ativa o chakra do Terceiro Olho (Frontal)
-
Kali - Ativa o chakra Sacro (Centro Secreto)
-
Alfa - Ativa o chakra Laríngeo (Garganta)
-
Limi - Ativa o chakra Plexo Solar (Umbilical)
-
Sílio - Ativa o chakra Cardíaco (Coração)

Sincronário das 13 Luas de 28 Dias
A Relação com Sirius e o Ciclo Siriano

O Sincronário de 13 Luas está intrinsecamente ligado ao ciclo de Sirius, uma das estrelas mais importantes na cosmologia maia e em outras tradições espirituais antigas, vista como uma estrela guia que influencia os ciclos de tempo na Terra.
Sirius é uma estrela dupla (ou binária), onde há um ciclo de rotação de 52 anos de Sírio B ao redor de Sírio A.
Sirius A e Sirius B, duas estrelas binárias no sistema de Sirius.
Este ciclo siriano está refletido no Sincronário através das 13 Luas, que quando multiplicadas por 4 semanas totalizam 52 semanas - um fractal de um ciclo siriano completo de 52 anos.
Assim, cada ciclo de 52 anos é como um período completo de experiência e evolução, alinhando-se com o ciclo de Sirius e reforçando a conexão da humanidade com o cosmos.
As 52 semanas do Sincronário das 13 Luas de 28 dias é um fractal dos 52 anos do Ciclo Siriano!
A Relação do Sincronário de 13 Luas com o Tzolkin
O Sincronário de 13 Luas de 28 Dias e o Tzolkin se conectam como duas engrenagens que giram simultaneamente, criando uma estrutura que sincroniza o tempo cronológico (as 13 luas de 28 dias) com o tempo galáctico (os 260 Kins).
*O Tzolkin é uma contagem dos 260 Kins compostos pela combinçáo de 13 tons e 20 selos (13x20=260) ilustrada pela imagem abaixo. Na próxima página você conhecerá o Tzolkin em detalhes!
Dessa forma, o Sincronário das 13 Luas e o Tzolkin trabalham juntos em harmonia entre o tempo tridimensional (espaço-tempo) e a quarta dimensão (a dimensão superior do tempo).
Cada dia das 13 Luas, possui uma frequência (um kin) de acordo com o ciclo de 260 dias do Tzolkin. O kin de qualquer dia só irá se repitir no mesmo dia no Sincronário das 13 Luas a cada 52 anos - o Ciclo Siriano!
Ou seja, um kin só se repete no mesmo dia no Sincronario das 13 Luas a cada 18.980 dias.
Por exemplo, o seu kin só vai cair de novo no dia que você nasceu quando completar 52 anos - um Ciclo Siriano.

O Que é o Dia fora do Tempo?
O Dia Fora do Tempo é celebrado no dia 25 de julho, segundo o calendário gregoriano. Este é um dia único, que não pertence a nenhuma lua, nenhum heptal, não possui um plasma radial, mas carrega um kin.
Este dia é dedicado à paz, ao perdão, à purificação, à reflexão e à celebração da vida e da arte. É um momento sagrado para limpar as energias do ciclo que se encerra e abrir-se para as novas possibilidades que o próximo giro nos traz.
Ao redor do mundo, diversas comunidades celebram o Dia Fora do Tempo com meditações, rituais de purificação, encontros e festivais artísticos. É visto como um dia especial de transição e renovação, onde nos preparamos espiritualmente para o novo ciclo que se inicia.
Representações do Sincronário das 13 Luas
Você pode encontrar o Sincronário de 13 Luas de 28 Dias apresentado de formas diferentes, mas a contagem é a mesma.


Como começar a se conectar ao Tempo Natural?
1. Descubra seu Kin de nascimento:
O primeiro passo para se conectar com essa informação é descobrir seu Kin de nascimento, que representa a sua assinatura galáctica. Este é o ponto de partida, a coordenada inicial para começar a navegar no Tempo.
Você pode descobrir o seu Kin agora, clicando aqui.
2. Ative o seu Ser Multidimensional:
Após descobrir seu Kin, explore a sabedoria transmitida pelo Selo Solar e pelo Tom Galáctico associados a ele. Para facilitar sua jornada, oferecemos serviços como a Ativação Galáctica e o Mapa Galáctico, para ampliar a sua visão sobre esse conhecimento e sobre os seus códigos pessoais.
3. Sincronização Diária:
Comece a se familiarizar diariamente com o Sincronário e essa nova linguagem em nosso grupo, onde você receberá os códigos e a leitura do dia. Para entrar no grupo (gratuito), clique aqui.
4. Recursos Gratuitos:
Aproveite para baixar o Sincronário deste anel Solar e outros recursos gratuitos disponíveis em nosso site. Para acessá-los, clique aqui.
5. Continue sua Jornada com Viajantes do Tempo:
Estamos constantemente atualizando nossa Biblioteca de conteúdos para guiar e facilitar seu aprendizado. Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para enviar uma mensagem no chat. Estamos aqui para ajudar você em sua jornada!